Guincho 24 Horas Curitiba e São José dos Pinhais – Cuidados Com Pneus

Entenda a importância de cuidar e revisar seus Pneus

Este post não é apenas para os apaixonados por automobilismo, mas para todos que têm carro como meio de transporte ou para passear com a família – já cobrimos aqui como preparar seu carro para uma longa viagem.
Você sabe qual o momento certo de trocar o pneu do veículo e qual é a sua importância para a segurança?

Os novos modelos de pneus automotivos são muito tecnológicos e têm tempo de vida útil maior do que os fabricados até alguns anos atrás. Isso é ótimo para os motoristas, que passaram a gastar e se preocupar menos com eles. Muitas vezes, o proprietário vende o carro sem nunca ter feito uma troca de pneus.

tipo-de-pneu

Mas, apesar disso tudo, é preciso lembrar que essa nova tecnologia não os tornou indestrutíveis e devemos fazer a manutenção e troca dentro do prazo para a nossa segurança, de nossa família e passageiros. E não tem jeito, mesmo que alguns planos de seguro auto cubram lataria, troca de pára-brisas, vidros, lanternas, faróis e retrovisores, os pneus sempre ficam por sua conta, então é melhor cuidar bem deles.

pneu-careca

Os pneus desgastados perdem estabilidade e aderência, aumentando o risco de acidentes. Eles são parte extremamente importante nesses dois fatores. O controle do carro é maior quando eles estão em bom estado. Por isso, utilizar pneus bem conservados  ou trocá-los regularmente – hoje em dia vende-se até pneus online – evita situações de risco.

É necessário fazer uma análise periódica dos pneus do seu automóvel para saber o momento certo de trocar pneus e aumentar a sua segurança.

Como avaliar o estado dos pneus

tipos-de-cortes

Uma das formas de avaliar o estado do pneu é medindo o tamanho de seus sulcos. Por lei, eles não podem ser menores do que 1,6 milímetros. Além das chances de levar multa e ter seu carro apreendido, você pode perder o controle do veículo em situações de menor aderência, como chuva e pista com óleo, quando os sulcos estão menores que o estabelecido.

imagem-sulco-twi

 1) Nota do editor: Complementando a informação de nosso Leitor Repórter Tadeu Jorge, você pode verificar a necessidade de troca analisando o TWI – Trend Wear Indicator – ou Indicador de Desgaste da Banda de Rodagem, que nada mais é que um filete de borracha que se situa na transversal do sulco do pneu. Quando o desgaste chega até esta borracha, a troca deverá ser realizada o quanto antes. Continuar circulando com pneus com desgaste até o TWI gera multa e apreensão do veículo. Troque, sempre que possível, antes do desgaste total.

Calibrar os pneus quinzenalmente é uma forma de aumentar a sua segurança e analisar o estado deles. Mantendo a pressão correta, os pneus desgastam menos. É recomendado buscar por bolhas e deformações sempre que realizar a calibragem. Se encontrar alguma deformação, é porque está na hora de trocar.

calibrando-pneu

2) Nota do editor: Sempre que possível, calibre os pneus ainda frios ou após 3 a 4 horas após longa rodagem. Os pneus ainda quentes terão a sua pressão interna aumentada, reduzindo a pressão quando frios, gerando erros de calibragem.

Não espere os pneus do seu veículo ficarem carecas. Faça esses testes simples quinzenalmente para aumentar a sua segurança e dos passageiros. Dessa forma, você evita colocar as suas vidas em risco.

Para finalizar, duas dicas bem importantes: Esteja sempre atento à quilometragem informada pelo fabricante, ela é essencial para saber o momento de fazer a troca. E se você tiver dificuldade para avaliar o estado dos pneus, leve seu carro ao borracheiro para fazer uma análise.

3) Nota do editor: A quilometragem indicada é determinada após testes de rodagem em um teste controlado. Na lateral dos pneus existe a informação Treadwear, seguido de um número. Caso este número seja 200, por exemplo, significa que o pneu poderá, em condições menos desgastantes, durar até 2 vezes mais que o teste realizado.

Fonte: dicasmaonaroda.com.br

Recent Posts